Na segunda-feira (17/8), teve início o cronograma de implantação do sistema Audiência Digital e do PJe Mídias, que segue até novembro, nas comarcas do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Para orientar o uso do PJe Mídias, em especial sobre armazenamento e recuperação de videoconferências, que teve aumento expressivo na utilização da solução nos últimos meses, a Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp), em parceria com a Secretaria Judiciária, por meio da Diretoria de Primeiro Grau, promove um seminário virtual no dia 28 de agosto.
Destinado a magistrados e servidores, o webinário “Audiência virtual e PJe mídias” está marcado para às 16h, com transmissão ao vivo pelo canal do Poder Judiciário da Bahia no YouTube. Aqueles que desejarem certificado devem se inscrever, até o dia 26 de agosto, via Sistema de Educação Corporativa (SIEC) da Unicorp, e confirmar presença por meio do link que estará disponível na descrição do próprio vídeo, no horário do evento.
Na oportunidade, o público acompanhará a palestra do Juiz Ricardo de Medeiros Neto, Titular da 1ª Vara Crime de Camaçari e Presidente do Grupo de Trabalho, instituído por meio do Decreto Judiciário n° 366/2020, com atribuição de promover estudos para a estruturação e a implementação do PJe Mídias no Judiciário baiano.
O evento, que terá duas horas de duração, contará também com a explanação da Advogada e Professora Aline da Conceição Santos, que possui vasta experiência em implantação, treinamento e suporte dos sistemas SAJ e PJe. Aline atuou na implantação do PJe em 100% das unidades não criminais do estado. Vale lembrar que o Judiciário baiano iniciou, recentemente, a implantação do PJe criminal.
PJe Mídias
Lançado pelo CNJ em maio do ano passado, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. Na Bahia, o PJe Mídias começou a ser testado em outubro, na 1ª Vara Criminal de Camaçari.
A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais hoje em utilização no TJBA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional. Além disso, o novo sistema permitirá o acesso aos arquivos pelos usuários externos, e pode ser utilizado independente do sistema em que tramita o processo.
Audiência Digital
Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.
Fonte: TJBA