Tribunal atinge 100% de acordos durante mutirão de conciliação

Compartilhe

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) registrou 100% de acordos, nesta semana, durante o mutirão de audiências de conciliação envolvendo processos de aposentadoria movidos contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a terça-feira (23/4), foram realizadas 27 mediações que tramitavam em grau de recurso na corte federal. Os valores dos acordos fechados durante o esforço concentrado superaram a cifra de R$ 1,1 milhão.

“Acho que a posição da Justiça de investir na conciliação é uma boa ideia. O meu processo já estava tramitando há seis anos. Foi a participação no mutirão que possibilitou finalmente chegar a um acordo efetivo”, afirmou Guiomar Antônio Gerlach, trabalhador aposentado que conciliou ação judicial no TRF-4 na quinta-feira (25/4). Ele participou do penúltimo Mutirão de Conciliação Previdenciárias promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/Sistema de Conciliação (Sistcon), do tribunal.

A seleção e a análise dos processos, bem com a preparação das propostas, foram feitas pelo procurador do INSS Sérgio Augusto da Rosa Montardo, que vem desenvolvendo trabalho junto ao TRF-4 desde junho de 2012. Os servidores do Sistcon Carlos Alberto Nicolas Audy e Rossana de Abreu Brito Brose atuaram como conciliadores nas audiências.

Fonte: TRF-4