A desembargadora Joana Meirelles, que preside o Comitê Interno de Apoio à Implementação da Política Nacional às Pessoas em Situação de Rua, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, à frente do Comitê de Atenção e Cuidados à Causa Animal, conduziram na última sexta-feira (28/3) uma ação integrada de atendimento em áreas do Centro Histórico de Manaus. Além de pessoas que vivem em situação de rua naquela região da capital, a ação contemplou também o atendimento a animais que vivem soltos naqueles espaços.
A ação percorreu áreas da Praça da Matriz (em frente à Catedral Metropolitana de Manaus), da avenida Eduardo Ribeiro, da rua Guilherme Moreira e da Praça dos Remédios. Foram realizados serviços de atendimento médico, distribuição de água mineral, lanche, cobertores, vestuário e calçados e, no caso dos animais, foi feita a distribuição de ração.
Também participaram a secretária de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM), médica Ana Cyra Saunders e equipe de enfermagem; o diretor da Central de Transportes do Tribunal de Justiça do Amazonas, Álbem Claudino e equipe; membros da Assistência Militar do Tribunal e demais servidores do Poder Judiciário.
“Nesta ação, também se juntou a nós o Comitê de Proteção aos Animais, que tem à frente a desembargadora Mirza Telma. Foi uma ação de cunho social, uma vez que, devido à época de chuvas, conseguimos, através de doação de colegas, levar 40 cobertores novos e mais 10 seminovos. Também realizamos atendimento médico e alguns encaminhamentos para expedição de documentos e de benefícios sociais e previdenciários, principalmente naquela área ali da Praça dos Remédios”, destacou a desembargadora Joana Meirelles.
A magistrada ressaltou o apoio da desembargadora Mirza Telma e disse ter sido positivo o balanço da atividade, que não abrangeu apenas o lado social. “A comissão, coordenada pela desembargadora Mirza Telma, fez atendimento, verificou a situação dos animais que estão na rua. Trabalhamos de forma muito integrada, atendemos muitas pessoas e acredito que nossa ação foi positiva. Abrangeu a parte social, ambiental, de saúde, com nossas equipes atendendo as pessoas com curativos, remédio para dor, para febre”, disse a desembargadora Joana.
No final do ano passado, o Comitê de Atenção e Cuidados à Causa Animal, que é presidido pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, realizou uma ação de vacinação antirrábica, que atendeu a aproximadamente 90 pets. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sema) teve o apoio empresas de alimentos e vermífugos, veterinários voluntários e estudantes de Medicina Veterinária do 3.º período da Universidade Nilton Lins, além da Associação Meu Amigo Pet (Ama Pet).
Alinhamento
As atividades foram realizadas em alinhamento com a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ n. 425/2021.