Tribunal do AM realiza ação de atendimento em áreas do Centro Histórico de Manaus

Você está visualizando atualmente Tribunal do AM realiza ação de atendimento em áreas do Centro Histórico de Manaus
Foto: Marcus Phillipe
Compartilhe

A desembargadora Joana Meirelles, que preside o Comitê Interno de Apoio à Implementação da Política Nacional às Pessoas em Situação de Rua, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), e a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, à frente do Comitê de Atenção e Cuidados à Causa Animal, conduziram na última sexta-feira (28/3) uma ação integrada de atendimento em áreas do Centro Histórico de Manaus. Além de pessoas que vivem em situação de rua naquela região da capital, a ação contemplou também o atendimento a animais que vivem soltos naqueles espaços.

A ação percorreu áreas da Praça da Matriz (em frente à Catedral Metropolitana de Manaus), da avenida Eduardo Ribeiro, da rua Guilherme Moreira e da Praça dos Remédios. Foram realizados serviços de atendimento médico, distribuição de água mineral, lanche, cobertores, vestuário e calçados e, no caso dos animais, foi feita a distribuição de ração.

Também participaram a secretária de Serviços Integrados de Saúde (Sesis/TJAM), médica Ana Cyra Saunders e equipe de enfermagem; o diretor da Central de Transportes do Tribunal de Justiça do Amazonas, Álbem Claudino e equipe; membros da Assistência Militar do Tribunal e demais servidores do Poder Judiciário.

“Nesta ação, também se juntou a nós o Comitê de Proteção aos Animais, que tem à frente a desembargadora Mirza Telma.  Foi uma ação de cunho social, uma vez que, devido à época de chuvas, conseguimos, através de doação de colegas, levar 40 cobertores novos e mais 10 seminovos. Também realizamos atendimento médico e alguns encaminhamentos para expedição de documentos e de benefícios sociais e previdenciários, principalmente naquela área ali da Praça dos Remédios”, destacou a desembargadora Joana Meirelles.

A magistrada ressaltou o apoio da desembargadora Mirza Telma e disse ter sido positivo o balanço da atividade, que não abrangeu apenas o lado social. “A comissão, coordenada pela desembargadora Mirza Telma, fez atendimento, verificou a situação dos animais que estão na rua. Trabalhamos de forma muito integrada, atendemos muitas pessoas e acredito que nossa ação foi positiva. Abrangeu a parte social, ambiental, de saúde, com nossas equipes atendendo as pessoas com curativos, remédio para dor, para febre”, disse a desembargadora Joana.

No final do ano passado, o Comitê de Atenção e Cuidados à Causa Animal, que é presidido pela desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha, realizou uma ação de vacinação antirrábica, que atendeu a aproximadamente 90 pets. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sema) teve o apoio empresas de alimentos e vermífugos, veterinários voluntários e estudantes de Medicina Veterinária do 3.º período da Universidade Nilton Lins, além da Associação Meu Amigo Pet (Ama Pet).

Alinhamento

As atividades foram realizadas em alinhamento com a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud), instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ n. 425/2021.

Fonte: TJAM

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais