Tribunal amapaense implementa metodologia para softwares

Compartilhe

O Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) realizou mais um curso de capacitação técnica, conforme estabelecido no cronograma de planejamento estratégico da corte amapaense. As aulas ocorreram no laboratório da Escola Judicial do Amapá. O curso foi executado pela Empresa Caelum, com sede no Rio de janeiro, que possui em sua grade curricular renomados instrutores de ferramentas de desenvolvimento de softwares, tendo se firmado como parceira do TJAP neste tipo de realização.

No curso, além do aprendizado em desenvolvimento de aplicações com Java Script, ferramenta utilizada pela equipe técnica para soluções web, foi também apresentada uma metodologia com enfoque na experiência do usuário no momento da utilização dos sistemas, além de conceitos de testes de usabilidade. A metodologia visa basicamente buscar respostas às percepções de um usuário como resultado do uso do produto, sistema ou serviço ofertado. O objetivo do negócio se dá por meio da avaliação de sua capacidade operacional, buscando-se, sobretudo, sua viabilidade, tendo suas principais características descritas na ISO 9241-210

Nesse contexto, a Divisão de Sistemas Judiciários, conjuntamente com a Secretaria de Gestão Processual Eletrônica, procura aplicar os resultados práticos do último treinamento realizado, e utiliza como enfoque os novos procedimentos criminais em desenvolvimento. As técnicas de usabilidade adicionadas ao know-how dos técnicos do Desis contribuirão para o refinamento e o aperfeiçoamento das diversas soluções em desenvolvimento, o que permitirá a disponibilidade de um produto final com mais qualidade, objetivo da Justiça do Amapá.

Fonte: TJAP