Tribunal maranhense adere à campanha pelo fim da violência contra a mulher

Você está visualizando atualmente Tribunal maranhense adere à campanha pelo fim da violência contra a mulher
Compartilhe
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está engajada na Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, realizada em mais de 150 países para promover o debate e a divulgação do tema. Atualmente, a Campanha é realizada internacionalmente de 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, iniciou-se em 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

“Além de palestras educativas sobre a Lei Maria da Penha, realizadas em empresas e canteiros de obras da construção civil, direcionadas ao público masculino, a programação incorpora datas importantes na luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos”, explicou a presidente da coordenadoria, desembargadora Ângela Salazar. Neste ano, as ações educativas já alcançaram mais de 200 operários da construção civil, que têm acesso às diretrizes da lei e outras normas sobre o tema da violência contra as mulheres. Há também orientações sobre as formas de convivência familiar e social, estimulando o comportamento pacífico entre parceiros e cônjuges.

“O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento e um novo olhar sobre a questão da violência de gênero”, reforçou o coordenador administrativo da Cemulher, Moab José de Sousa. No dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, será exibido, às 9h, o filme “Fonte das Mulheres”, do Cine Mulher, no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa. Na sequência, nos dias 27 e 28, será feita mobilização com panfletagem nos shoppings da capital.

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, haverá palestras de conscientização nas escolas com distribuição de folders, preservativos, e outros materiais. No Dia Internacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro), a coordenadoria pretende chamar a atenção da comunidade com a realização de caminhada na avenida Litorânea a partir das 8 horas. A programação será encerrada no dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com palestra em canteiros de obras e no Sindicato dos Vigilantes.

A campanha – A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991 por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Fonte: TJMA