Tribunais participam da 1.ª Semana Nacional da Saúde com ações integradas 

Você está visualizando atualmente Tribunais participam da 1.ª Semana Nacional da Saúde com ações integradas 
Compartilhe

Diversos tribunais do país mobilizaram-se para oferecer, de forma integrada, serviços judiciais e de saúde à população, durante a 1.ª edição da Semana Nacional da Saúde, instituída pela Resolução n. 576/2024 do Conselho Nacional de Justiça. O evento ocorrerá entre 7 e 11 de abril e o público-alvo são grupos em situação de vulnerabilidade. 

No Pará, o Tribunal de Justiça do Estado planeja oferecer, durante a Semana Nacional da Saúde, uma série de atendimentos que integram serviços de saúde e assessoria jurídica, aproximando a população dos recursos públicos disponíveis. A programação inclui ações voltadas à conciliação processual e educação preventiva, com realização de palestras, workshops e capacitações. O transtorno do espectro autista será um tema recorrente na Semana. 

No Rio Grande do Norte, o TJRN adotou uma abordagem multifacetada. O tribunal promove um mutirão de audiências e debates sobre a judicialização da saúde, aliado à realização de um seminário aberto ao público. As atividades visam discutir os desafios e as soluções para garantir o acesso efetivo ao direito à saúde. 

O TJ da Paraíba dará início à semana com uma palestra sobre saúde mental e bem-estar no trabalho, ressaltando a importância da promoção da saúde física e mental, tanto para os servidores quanto para a comunidade. A Semana também contará com algumas ações de imunização em idosos e pessoas com deficiência, um webinário e palestra. 

No Maranhão, o Tribunal de Justiça organizou uma programação especial em São Luís, oferecendo atendimentos à população e reforçando a integração entre os serviços de saúde e assistência jurídica. 

O Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul implementará ações que combinam o acesso à justiça com iniciativas voltadas para a saúde, promovendo dois webinários que abordam temas  envolvendo a judicialização da saúde e internações psiquiátricas no Judiciário. 

Ilha do Bananal  

As mulheres indígenas da Ilha do Bananal (TO) serão o foco da 1.ª Semana Nacional de Saúde. A ação coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), será realizada em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai) e o Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO). 

Texto: Henrique Valente
Supervisão: Geysa Bigonha
Revisão: Matheus Bacelar 

Agência CNJ de Notícias   

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária