Tribunais estaduais definem instalação do processo virtual

Compartilhe

Terminou há pouco a reunião de técnicos dos tribunais de Justiça de todo o país com o Conselho Nacional de Justiça. Depois de fazerem uma avaliação do sistema do processo virtual e esclarecem as principais dúvidas sobre sua implementação, os participantes definiram estratégias para adequá-lo à realidade de cada estado. Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Goiás e Rio Grande do Norte foram alguns dos estados que já definiram que o sistema será instalado experimentalmente nos juizados especiais.

Além disso, ficou acertado também o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais, no que diz respeito a treinamento e infra-estrutura. Desde o I Encontro Nacional de Informatização, realizado em Goiânia, está em funcionamento o fórum virtual em que os técnicos dos tribunais se comunicam com a equipe de informática do CNJ, tirando dúvidas e oferecendo sugestões.

Também participou do encontro o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Carlos Prudêncio. O magistrado pretende usar o sistema de processo virtual do CNJ para aperfeiçoar sistema que já vem sendo utilizado no Estado. "É uma oportunidade de trocar experiências e idéias, que por sinal são muito interessantes. Já estou levando algumas sugestões para adaptar ao nosso sistema", disse o desembargador.

O próximo encontro dos técnicos envolvidos se realiza em Vitória (ES), nos dias 26 e 27 de outubro.