O Tribunal do Júri de Samambaia ficou em 1º lugar no ranking nacional de produtividade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) do ano de 2021. Este é o terceiro ano consecutivo em que a unidade atinge esse feito. Além dele, os Tribunais do Júri de Planaltina, Paranoá e Ceilândia se destacaram no quesito Taxa de congestionamento e ficaram, respectivamente, em 2º, 3º e 5º lugares. Assim, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) tem quatro varas do Tribunal do Júri entre as cinco mais eficientes do país.
Para o juiz Fabrício Castagna Lunardi, titular do Tribunal do Júri de Samambaia, “o resultado se deve ao esforço de toda a equipe e de todos os atores que trabalham na vara, mobilizados para buscar uma justiça rápida e efetiva, mesmo diante do grande volume de processos distribuídos”. “O que mais importa, além do resultado expresso pelos números, é que estamos cuidando dos seres humanos e entregando uma justiça rápida e efetiva, que a sociedade merece.”
Os tribunais do júri do Distrito Federal têm se empenhado para baixar o estoque de processos que ficaram paralisados pela suspensão das atividades presenciais durante a pandemia. “É bom ver todo esse esforço sendo recompensado”, destacou o juiz Fabrício Lunardi. Os dados de produtividade dos tribunais são do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. Na medição do desempenho das unidades judiciais, quanto maior a produtividade e menor a taxa de congestionamento, melhor é a posição da vara.
Verifique o desempenho dos tribunais no Módulo de Produtividade Mensal
Fonte: TJDFT