Tribunais debatem planejamento estratégico para Judiciário

Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplan), promoveu nesta quinta e sexta-feira (29 e 30/5) o Encontro da Justiça Estadual – Gestores do Planejamento Estratégico. O evento aconteceu no auditório do Gade Nove de Julho, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Privado, e reuniu magistrados, servidores e técnicos da área de planejamento e gestão de diversos tribunais de Justiça do país. O encontro de gestores foi organizado pelos representantes do segmento da Justiça Estadual: tribunais de Rondônia, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, Sergipe, Pará e São Paulo.

O objetivo do fórum é debater boas práticas de gestão estratégica com foco na norma que substituirá a Resolução nº 70/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O novo texto, com lançamento previsto ainda neste ano, definirá os macrodesafios e a estratégia para a Justiça brasileira até 2020.

A abertura do evento foi realizada pela desembargadora Christine Santini, coordenadora do Gade. Em nome do presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, a magistrada falou sobre a importância de integrantes dos tribunais do Brasil se reunirem, pois, em sua opinião, o Poder Judiciário precisa funcionar de maneira estruturada e unificada. “Cada região tem suas peculiaridades e seus próprios problemas, mas é importante que haja uma conversa contínua.”

O representante do Tribunal de Justiça de Rondônia e coordenador do Comitê da Justiça Estadual, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, afirmou que é preciso buscar incessantemente o aprimoramento do Judiciário. “Acho que essa é a meta e o objetivo de cada um de nós, um desempenho melhor na construção nacional de metas. Vejo esse trabalho com uma alegria muito grande por poder unificar nossa plataforma de trabalho.”

A mesa de abertura também foi composta pelo juiz assessor da presidência do TJSP, Antonio Carlos Alves Brava Júnior; pelo juiz assistente da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos territórios, Pedro Young Tay Neto; pela juíza assessora da presidência do Tribunal de Justiça do Pará, Kátia Parente Sena; e pelo assessor de planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Wanderley Horn Hülse.

Durante o fórum, foram realizados vários painéis com apresentações e trocas de experiências sobre o funcionamento do planejamento estratégico em cada região, abordando as dificuldades e ferramentas de sucesso. Após cada exposição, o público participou com questionamentos e sugestões.

A abertura do segundo dia do fórum foi realizada pelo vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli. “Fico muito feliz com esse encontro de boas práticas. Sei que estamos em boas mãos e só tenho a agradecer o empenho de todos”, concluiu. O desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia e o vice-coordenador do Comitê da Justiça Estadual, desembargador Alexandre Assunção, também compuseram a mesa.

Ao final do encontro, os participantes elencaram sugestões em gestão estratégica para melhorar a prestação jurisdicional.

Fonte: TJSP