As reuniões do Programa Justiça 4.0 promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) chegam à região Norte do país nesta quinta (4/11) e sexta-feira (5/11). Representantes dos tribunais de Justiça do Tocantins (TJTO), do Acre (TJAC), do Amapá (TJAP) e de Rondônia (TJRO) participam do evento, que acontece no TJTO e por videoconferência.
Entre as atividades, as cortes irão debater os procedimentos para integração à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e implantação do Codex. A PDPJ-Br oferece microsserviços e módulos negociais que podem ser utilizados pelos tribunais nos sistemas de tramitação de processos judiciais. O Codex consolida as bases de dados processuais e gera conteúdo textual de documentos e dados estruturados. Os resultados dessas transformações são utilizados para envio de informações à Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud) e em modelos de inteligência artificial.
A reunião de trabalho também prevê a apresentação das experiências de cada órgão na implementação das políticas judiciárias nacionais Juízo 100% Digital, Balcão Virtual e Núcleos de Justiça 4.0.
Na sexta-feira (5/11), às 12h, o encerramento da reunião terá participação do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, dos presidentes Helvécio de Brito Maia Neto (TJTO), Rommel Araújo de Oliveira (TJAP) e Paulo Kiyochi Mori (TJRO) e da presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro.
O Programa Justiça 4.0 é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) para promover o acesso à Justiça e aperfeiçoar a prestação de serviços do Judiciário por meio da inovação.
Raquel Lasalvia
Agência CNJ de Notícias