Foi formada, na terça-feira (26/3), a rede de laboratórios de inovação da Justiça Militar, envolvendo os Tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, e do Superior Tribunal Militar (STM). O objetivo é atender à Meta 9 do Poder Judiciário para o ano de 2024 e estimular a constituição de uma parceria permanente entre as instituições na gestão da inovação.
A decisão foi tomada em reunião realizada em formato híbrido, com integrantes das comissões de inovação do TJMRS, do TJMMG, do TJMSP e do STM. O encontro teve como pauta a discussão de projetos e parcerias voltadas à inovação com vistas ao atendimento da Meta 9 do Poder Judiciário. Para 2024, a Meta 9 estipula a implantação de ao menos dois projetos oriundos de laboratórios de inovação, de cujo desenvolvimento tenha participado pelo menos um laboratório de outro tribunal, com avaliação de benefícios à sociedade e relacionados à Agenda 2030.
Coordenador da reunião, o presidente da Comissão de Inovação do TJMRS e vice-presidente do órgão, desembargador Militar Sergio Antonio Berni de Brum, ressaltou a importância desse fórum, que representa um avanço na busca da uniformidade de atuação dos tribunais como um todo, tanto quanto ao atendimento das metas, bem como no alinhamento à Agenda 2030.
Na mesma perspectiva, o desembargador militar Osmar Duarte Marcelino, Presidente do Comitê Gestor de Inovação do TJM/MG, reforçou que a atuação conjunta dos tribunais junto à Meta 9 fortalece o segmento da justiça militar em suas esferas estadual e federal.