TRF4 e Caixa lançam serviço que permite consulta processual em terminais de auto-atendimento

Compartilhe

Foi lançado na última sexta-feira (18/07), na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, um novo serviço, inédito no país, que permite o acesso às informações processuais da Justiça Federal da Região Sul em qualquer um dos mais de 3.800 terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal existentes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A partir de agora, qualquer pessoa que possua o Cartão do Cidadão ou que seja correntista da Caixa pode consultar diretamente nos terminais o andamento de processos em que seja parte, mesmo que não tenha o número da ação em mãos.

Foi lançado na última sexta-feira (18/07), na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, um novo serviço, inédito no país, que permite o acesso às informações processuais da Justiça Federal da Região Sul em qualquer um dos mais de 3.800 terminais de auto-atendimento da Caixa Econômica Federal existentes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. A partir de agora, qualquer pessoa que possua o Cartão do Cidadão ou que seja correntista da Caixa pode consultar diretamente nos terminais o andamento de processos em que seja parte, mesmo que não tenha o número da ação em mãos.

A cerimônia, realizada em frente à agência da Caixa localizada no saguão de entrada do TRF4, foi conduzida pela presidente do tribunal, desembargadora federal Silvia Goraieb, e contou com a participação do superintendente nacional de negociação e tecnologia da informação da Caixa, Delfino Natal de Souza, e do desembargador federal Néfi Cordeiro, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (JEFs). Também prestigiaram o evento outros magistrados federais, advogados e funcionários do banco.

Conforme o superintendente da Caixa, o lançamento é de extrema importância e representa um grande diferencial na prestação de serviços. "Vai trazer mais comodidade e melhoria no atendimento", salientou. Esta é uma tendência em termos de mercado, destacou Souza, "grande exemplo que pode se multiplicar em setores da economia, facilitando o atendimento, melhorando o serviço e reduzindo custos operacionais".

O desembargador Néfi Cordeiro, que coordena os JEFs na 4ª Região, ressaltou que o mecanismo é de fácil compreensão para todos os cidadãos. Ele contou o caso de uma senhora, que ia todos os dias ao fórum para ver seu inventário. "Assim como ela, várias outras pessoas, que não têm advogado ou acesso à Internet, vão pessoalmente até a Justiça", disse. Essas pessoas terão maior acesso à movimentação pelos terminais da Caixa.

Cordeiro lembrou que o sistema de consulta foi desenvolvido na gestão do desembargador federal Edgar Lippmann Júnior à frente dos juizados. "Ele é o grande responsável pelo sucesso dessa cerimônia", afirmou. O atual coordenador dos juizados explicou que a idéia inicial era disponibilizar a consulta a ações dos juizados, mas a Caixa foi além, permitindo o acesso ao andamento de qualquer processo em tramitação na Região Sul, seja da Justiça Federal ou dos JEFs. Ele finalizou destacando que essa parceria "resulta em uma Justiça qualificada e para todos".

A presidente do TRF4 disse que o tribunal está muito honrado com a parceria. Ela demonstra, salientou Silvia, "que temos o mesmo objetivo, que é servir à sociedade e buscar a Justiça". A desembargadora agradeceu toda a equipe técnica que trabalhou no projeto que, através da tecnologia, "busca servir ao ser humano". Antes de encerrar a cerimônia de lançamento, a magistrada convidou a correntista Neusa Correa Uzon a demonstrar o funcionamento do sistema.

Com o serviço de consulta processual nos terminais da Caixa, quem não tem acesso à Internet não precisa mais se deslocar até uma das sedes da Justiça Federal para consultar o andamento de sua ação. A partir de agora, o interessado pode usar um dos mais de 3.800 terminais de auto-atendimento disponibilizados pela Caixa em toda a Região Sul.

Como funciona a consulta

Em qualquer um dos mais de 3.800 terminais de auto-atendimento da Caixa, o serviço pode ser acessado através do Cartão do Cidadão (que dá acesso a benefícios sociais, como bolsa-família, FGTS ou PIS) ou da conta corrente e respectiva senha. Não é necessário que a parte possua em mãos o número da ação que deseja consultar. Ao acessar a conta, o usuário deverá clicar no item "Consulta Processos", no qual estarão listadas todas as ações em que o usuário apareça como parte.

Fonte: Assessoria de Comunicação TRF 4ª Região (PR, SC e RGS)