TRF4 discute conciliação nos juizados especiais

Compartilhe

Juízes federais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (TRF – 4ª Região) se reuniram nesta segunda e terça-feira (30/10 e 31/10) para discutir a importância da conciliação no âmbito dos Juizados Especiais Federais. O objetivo era desenvolver e aperfeiçoar a atuação dos magistrados como mediadores de acordos entre partes em litígio.

O encontro foi aberto pela presidente do TRF 4ª Região, desembargadora Maria Lúcia Luz Leiria, que conceituou a conciliação como uma forma sábia de fazer justiça. A presidente destacou que a 4ª Região é um exemplo para todo o país, alcançando uma efetividade surpreendente nas audiências que estão ocorrendo no interior do estado.

Segundo o coordenador dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região, desembargador Edgard Antônio Lippmann, além de levantar o debate sobre a conciliação, a idéia é estimular e incrementar parcerias como o INSS, Caixa Econômica, Advocacia Geral da União, Fazenda Pública e advogados, os principais clientes da Justiça Federal. "A conciliação é a melhor forma de pacificação social, onde ambas as partes saem com grande grau de satisfação", explicou.

Desde 2004, o TRF-4 desenvolve projetos de conciliação por meio da Coordenadoria de Sistemas de Conciliação. (Com informações da Assessoria de Comunicação do TRF 4ª)