TRF 1 (DF) adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

Compartilhe
Sexta, 26 de Setembro de 2008

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região ( Distrito Federal) aderiu ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecido como A3P, e ainda firmou termo de compromisso, para doação de materiais recicláveis, com a Associação Pré-Cooperativista dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brasília (Apcorb). A adesão ocorreu nesta quarta-feira (24/09) em evento no qual o Tribunal também implantou o Projeto TRF Socioambiental.

Essas foram as formas encontradas pelo TRF para engajar-se na luta pela preservação e melhoria do meio ambiente, além de promover a educação ecológica e gerar emprego e renda. O presidente do TRF da 1ª Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, assinou, em conjunto com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o Termo de Adesão ao A3P.

Ao discursar, o presidente disse, de maneira enfática, ser aquela uma data de muita importância para o Tribunal. “Temos hoje o encontro do passado, do presente o do futuro. Do passado, porque, como juízes, julgamos questões que já ocorreram. O presente, porque estamos todos, agora, no exercício de nossas funções. E futuro, porque recebemos aqui o ministro de Estado cuja pasta é a responsável pelas gerações futuras. Por isso, estamos agindo, para que elas amanhã não digam que o passado, onde estamos incluídos, legou pirâmides e um patrimônio histórico-cultural, que seria Brasília, e, no entanto, nos deixou sem água para beber e oxigênio para respirar”.

Em seu pronunciamento, o ministro Carlos Minc disse que o dia era especialmente feliz pelo engajamento do Tribunal ao projeto A3P. Lembrou ainda que não basta fazer educação ambiental no quadro negro: “ela é, antes de tudo, uma mudança de atitude, uma prática cotidiana. Por isso vejo com muita alegria quando instituições, como o TRF, dão exemplo à cidadania, ao adotar as boas práticas de preservação do meio ambiente”. Elogiou a parceria com a Associação dos catadores de material reciclável e, em seguida, disse: “por tudo isso, parabéns ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região”.

O evento foi transmitido por videoconferência para todas as Seções Judiciárias e parte das Subseções Judiciárias da Primeira Região. 

Fonte: Assessoria de Comunicação TRF1