O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO) realiza, esta semana, a avaliação das eleições 2012 e inicia o planejamento das eleições 2014. Segundo o presidente do tribunal, desembargador Marco Villas Boas, o evento foi aberto com a presença de todos os chefes de cartórios eleitorais do estado e servidores da Secretaria do Tribunal na sede da Associação dos Magistrados do Tocantins.
Villas Boas agradeceu a presença de todos os chefes de cartórios na condução das eleições deste ano e ressaltou a qualidade deste pleito. “Penso que devemos refletir sobre isso e termos o orgulho de participar da superintendência desse processo. Tivemos as melhores eleições. É espetacular quando mantemos resultado de 90% de satisfação nos serviços da justiça eleitoral, porém, é muito grande a responsabilidade de manter a credidibilidade, por isso peço o empenho de todos”, destacou.
O presidente do tribunal também destacou o trabalho da seção judiciária do Tribunal. “Os trabalhos foram impecáveis e não recebemos nenhuma crítica, agora vamos trabalhar para alcançarmos o selo da qualidade Judiciária garantindo o selo de excelência a todo o Tribunal”, disse.
Cartórios – Conforme explicou o desembargador Villas Boas, a expectativa é de que até novembro de 2013 todos os cartórios eleitorais do Tocantins passem a ter sede própria, restando apenas o da capital. “Todos os cartórios estarão adaptados e com padrão de qualidade. Vamos continuar trabalhando juntos. A cada dia que passa, novos desafios surgem”, enfatizou.
Para o assessor de Pesquisa e Qualidade do Tribunal, José Paiva, a recompensa por todo esse trabalho é o reconhecimento da sociedade, comprovado por meio da pesquisa de satisfação, da qual 90% dos eleitores entrevistados no dia das eleições disseram confiar nos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral.
O chefe de cartório de Augustinópolis, Albino Neto, que participou da oficina Diplomação pela primeira vez disse que inicialmente ficou apreensivo, mas que, com o apoio do TRE e do próprio cartório dúvidas foram solucionadas. “Foi de extrema valia a oficina de diplomação pois me auxiliará na condução da diplomação do candidatos eleitos”, disse.
Do TRE/TO