Em incentivo à participação institucional feminina, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) criou um formulário para o cadastramento de dados de mulheres juristas alagoanas com expertise nas diferentes áreas do Direito. Os dados integrarão o repositório on-line nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O formulário está disponível no portal do TRE-AL, na página da Comissão de Participação Institucional Feminina, no link “Mulheres que inspiram”.
De acordo com a presidente da Comissão, desembargadora Silvana Omena, o cadastro amplia a participação feminina no Judiciário. “Ele proporcionará subsídios, por exemplo, para que as juristas sejam convidadas para eventos jurídicos como palestrantes ou painelistas, sejam citadas em peças processuais como referência bibliográfica ou designadas para compor comissões organizadoras e bancas examinadoras de concursos da magistratura.”
A iniciativa atende à Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário. A partir dela, os Tribunais de todo o país estão implantando os arquivos com informações de mulheres com expertise em diferentes áreas do Direito e em todas as áreas jurídicas – magistratura, Ministério Público, advocacia privada ou estatal, acadêmicas e servidoras públicas.
Fonte: TRE-AL