O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), através da 54 ª Zona Eleitoral, iniciou sexta-feira (20/4), na Casa de Detenção (Cadeião), o recadastramento biométrico dos presos provisórios de Maceió. De acordo com dados da Intendência Penitenciária, cerca de 600 presos estão em condições de participar da revisão eleitoral.
As atividades do recadastramento terão continuidade nesta segunda-feira (23/4), quando serão beneficiados os presos provisórios dos demais estabelecimentos prisionais da capital alagoana. O juiz eleitoral da 54 ª Zona Eleitoral, Domingos Araújo Lima Neto, coordenará os trabalhos nos presídios e explica que só podem participar da revisão eleitoral os presos provisórios, pois os condenados possuem os direitos políticos suspensos.
“Todos os presos que não foram condenados em definitivo estão acautelados. A privação de sua liberdade tende unicamente ao processo, por isso não deve atingi-los como cidadãos, ou seja, não deve interferir em seus direitos políticos. A Justiça Eleitoral de Alagoas estará levando cidadania a essas pessoas, garantindo que seus títulos não sejam cancelados e que possam votar nas próximas eleições”, explicou o magistrado.
Fonte: TRE-AL