O Tribunal de Justiça de Alagoas está entre as dez cortes estaduais que mais proferiram decisões no regime de teletrabalho, no período de 16 de março a 12 de abril. O TJAL ficou em oitavo lugar, com 78.345 decisões no total, atrás apenas dos tribunais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.
Para o presidente Tutmés Airan, os números são positivos e refletem o empenho de magistrados e servidores em não deixar a Justiça parar nesse momento de pandemia.
“Os números são animadores e mostram que o Tribunal está trabalhando muito. Evidentemente temos condições de melhorar alguns itens dessa avaliação, como a produção de sentenças, mas de toda forma é um resultado que nos alenta”, afirmou.
Na avaliação do desembargador, o regime de teletrabalho é uma ferramenta tecnológica que veio para ficar no Judiciário. “Penso que mesmo depois desse período de anormalidade, precisamos usar mais e melhor o teletrabalho. Obviamente sem descuidar da necessidade de manter servidores e juízes atendendo pessoalmente os advogados e as partes”.
Os dados constam em ranking divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Confira aqui.
O TJAL também foi um dos Tribunais estaduais que mais destinaram recursos para o combate à Covid-19, ocupando a 12ª colocação no ranking. A Corte alagoana doou mais de R$ 1,1 milhão para a compra de equipamentos de saúde que estão ajudando no enfrentamento da doença no estado.
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) foi um dos beneficiados. A instituição recebeu do TJAL R$ 250 mil, quantia que contribuiu para a instalação de 14 leitos de UTI.
Todo o montante doado pelo TJAL veio da aplicação de penas de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo em ações criminais.
“Fizemos todo o esforço, concentramos esses recursos que estavam dispersos em diversas comarcas e varas, pegamos o montante e fizemos a doação. Isso nos orgulha. O mais importante sentimento hoje é o da solidariedade”.
Produtividade TJAL (16 de março a 12 de abril)
Total de movimentos realizados: 391.507
Nº de decisões: 78.345
Sentenças e acórdãos:16.160
Despachos: 46.121
Fonte: TJAL