Todos os juizados do TJRN estão virtualizalizados

Compartilhe

O Judiciário Potiguar comemora a virtualização de todas as unidades dos juizados, um total de 80 unidades foram virtualizadas em todo o Rio Grande do Norte, através da implantação do sistema Projudi. Além dos Juizados Especiais Criminais (JECC`s), 64 comarcas estão utilizando o Sistema, o que resulta em economia para o Poder Judiciário e rapidez no trâmite processual.

A virtualização começou no Rio Grande do Norte em 2008, com a inauguração do primeiro juizado virtual do país, localizado na Faculdade Câmara Cascudo. Após treinamento de mais de 80 juízes e 500 servidores no RN, o sistema virtual poderá ser utilizado por toda a população. O Projudi é um software de tramitação mantido pelo Conselho Nacional de Justiça, com franca expansão nos Tribunais.

Esse ano, a primeira juíza titular do juizado virtual,  Sulamita Pacheco, passou a integrar o Comitê do Sistema CNJ Projudi, designada pelo ministro Gilmar Mendes, por meio da portaria 570/09.

No último mês de setembro, mais de 900 sentenças já haviam sido proferidas no Juizado Virtual da Câmara Cascudo, além de 1.828 despachos, 328 decisões interlocutórias, 581 tutelas antecipadas, 289 acordos, 793 audiências de conciliação e 169 audiências de instrução.

Sulamita Pacheco disse que a rapidez no andamento dos processos se deve ao tempo transcorrido entre o ajuizamento da ação e a sentença, em média 90 dias, levando em consideração, inclusive, o tempo de julgamento dos recursos quando o processo é encaminhado para as Turmas Recursais.

 
 
 Fonte: TJRN