Tocantins ganhará cinco centros para solução de conflitos neste ano

Você está visualizando atualmente Tocantins ganhará cinco centros para solução de conflitos neste ano
Compartilhe

As cinco unidades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) instaladas pelo Poder Judiciário do Tocantins nas comarcas de Palmas, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Colinas serão estruturadas até o fim de 2015, garantindo a efetividade dos centros. A meta foi definida durante a 2ª Reunião da coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, realizada na presidência do Tribunal de Justiça na sexta-feira (4/9). O núcleo recebeu nova sigla. Foi alterado de Nucom para Nupemec, conforme a padronização nacional.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Tocantins (TJTO), desembargador Ronaldo Eurípedes, e pela coordenadora estadual do Nupemec, juíza Umbelina Lopes Pereira. Também participaram o corregedor-geral de Justiça, desembargador Eurípedes Lamounier, o juiz auxiliar da Presidência Roniclay Alves de Moraes, os juízes Gilson Coelho Valadares e Luis Otávio de Queiroz Fraz, o diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, e o coordenador de Gestão Estratégica do tribunal, José Paiva.

Ficou estabelecido que as cinco unidades serão estruturadas até o fim deste ano. Sobre a importância dos Cejuscs, o presidente do TJ afirmou que os centros são uma das “ferramentas mais importantes” da atualidade. “Precisamos do seu funcionamento efetivo possibilitando melhorias na prestação jurisdicional”, ressaltou o desembargador Ronaldo Eurípedes.    

Outra definição foi com relação à Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro, com a participação das 42 comarcas. Foi apresentada ainda pela Diretoria da Tecnologia da Informação uma nova ferramenta para receber reclamação pré-processual. Implementada no e-Proc, a novidade está vinculada ao Cejusc e deve entrar em funcionamento nos próximos dias.

Fonte: TJTO