Tocantins alcança 57% de acordos em audiências trabalhistas realizadas no primeiro dia da Semana da Conciliação

Compartilhe

 

O resultado do primeiro dia da Semana da Conciliação em Palmas foi positivo. Foram feitos acordos em 57% das audiências realizadas na 2ª Vara do Trabalho de Palmas. As ações envolviam reconhecimento de vínculo e rescisão contratual de trabalhadores da construção civil e do comércio.

A partir de hoje até sexta-feira (7 de dezembro), a 2ª Vara do Trabalho de Palmas e a Vara do Trabalho de Gurupi realizam um grande mutirão com o objetivo de proporcionar o maior número possível de conciliações em todos os processos trabalhistas.

Os interessados em realizar um acordo podem dirigir-se diretamente às Varas do Trabalho. Em Gurupi as duas partes precisam comparecer. Já em Palmas apenas uma. "Vamos entrar em contato com a outra parte e chamá-la para a audiência de conciliação", afirmou o juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Palmas, Francisco Barros. Nas duas Varas os juízes estão disponíveis durante todo o dia para atendimento ao público.

O objetivo do mutirão é facilitar o entendimento entre as partes para que elas próprias cheguem a um acordo. Caso a conciliação seja feita, o juiz irá formalizá-la por meio da homologação do acordo. A conciliação é um meio alternativo de resolução de conflitos, em que as partes confiam ao conciliador — uma terceira pessoa neutra — a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. Na Justiça do Trabalho, ela constitui fase obrigatória no processo. Toda primeira audiência é destinada à tentativa de acordo das partes.

(Fonte: Seção de Imprensa do TRT 10ª Região)