TJSP realiza workshop em cumprimento à resolução do CNJ

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Antonio Carlos Viana Santos, participou nesta segunda-feira (18/10) da abertura do Workshop Eficiência dos Serviços, que integra o Projeto de Metas do Núcleo de Planejamento Estratégico do TJSP, em cumprimento à Resolução nº 70/09 do Conselho Nacional de Justiça.

Viana Santos fez questão de ir ao primeiro workshop por entender a necessidade de treinamento, não só para os magistrados, mas também para os servidores. “A maior queixa do usuário do nosso serviço é a demora e, com a colaboração dos senhores, vamos vencer essa batalha”, disse, ao destacar que a desembargadora Vera Angrisani, já tem o planejamento de todas as outras reuniões que acontecerão em todo o estado.

“Estou contente em abrir esse treinamento para servidores. Desde o ano de 88 procedimentos como esses são previstos na Constituição.” Viana Santos também falou aos servidores sobre a necessidade de expansão da informatização no Judiciário paulista, a meta nº 1 de sua gestão.

O workshop – organizado pela Secretaria da Primeira Instância (SPI) do TJSP e aberto pelo juiz da 4ª Vara Cível e diretor do Fórum de Santos Ramon Mateo Júnior – durou todo o dia e contou com a participação de servidores de Santos, São Vicente e Praia Grande. Na quarta-feira (20/10) serão os servidores de Santos, Guarujá e Cubatão.

“Eficiência dos Serviços” não pretende apurar apenas as deficiências e as dificuldades diagnosticadas nas práticas judiciárias, mas especialmente as boas práticas adotadas para que sejam divulgadas e incorporadas.

Durante o encontro, os servidores discutiram a importância do conhecimento e uso de ferramentas administrativas e a posição de diretores e chefes no processo diante das dificuldades enfrentadas. O encontro ofereceu, ainda, a oportunidade de reavaliação das formas de execução das atividades essenciais à prestação jurisdicional, para formatação de novos paradigmas que permitam a melhoria do ambiente de trabalho, melhor produtividade, e ao mesmo tempo, agrupa informações com o caráter técnico necessário que possam se aproximar do retrato das causas da chamada morosidade da Justiça.

O workshop tem como meta a identificação de gargalos, sua origem e o estabelecimento da sequência de prioridades a serem tratadas para definição de metas reais, partindo do potencial dos recursos humanos e de infra-estrutura disponíveis na unidade, aliada ao uso de ferramentas que possibilitem a mensuração do trabalho executado.

De acordo com o secretário da SPI, Fábio Pacheco Dutra, “a partir do diagnostico apresentado haverá otimização das rotinas e dos procedimentos para que os processos sejam mais céleres e a prestação jurisdicional mais efetiva”.

Esse mesmo workshop será realizado em diversas regiões do estado.

 

Fonte: TJSP