TJRS, TJSE, CNJ e Banco do Brasil firmam cooperação para prevenir e solucionar litígios

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (RS), desembargador Marcelo Bandeira Pereira, participou na segunda-feira (23/4) da assinatura do acordo de cooperação técnica firmado com a Corregedoria Nacional de Justiça, Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e com o Banco do Brasil. O objetivo é a realização de mutirões de conciliação processual e pré-processual para a prevenção, composição e solução de litígios, tendo como parte a instituição bancária.

O desembargador Marcelo Pereira destacou que o Judiciário gaúcho possui tradição de estímulo à conciliação, inclusive através da constituição de grupo de trabalho voltado a esta atividade. “Apesar da nossa alta produtividade, a demanda é crescente e é preciso enaltecer a preocupação do Conselho Nacional de Justiça, através da Corregedoria Nacional, com projetos como este”, afirmou. O magistrado acrescentou que a iniciativa deverá servir de estímulo para que outras instituições financeiras adotem a mesma postura do Banco do Brasil, desafogando o volume de processos.

O Presidente do TJ de Sergipe, desembargador José Alves Neto, se disse feliz em contribuir para o incentivo à conciliação, principalmente por meio da cooperação com o Judiciário gaúcho que “orgulha a toda a magistratura do Brasil”. Já o Diretor Jurídico do Banco do Brasil, Antônio Pedro da Silva Machado, lembrou que a iniciativa pretende fazer frente à grande demanda judicial e aperfeiçoar a busca de soluções para os conflitos.

Do TJRS