TJRS lança oficialmente o processo eletrônico (PJe)

Compartilhe

Em solenidade , o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), desembargador Leo Lima, lançou oficialmente o processo eletrônico na Justiça Estadual. Nesta primeira etapa do cronograma, que vai até 2014, está sendo disponibilizado o processo eletrônico para Agravos de Instrumento e Ações Originárias do 2º Grau. O evento contou com a presença de autoridades da Procuradoria-Geral da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Rio Grande do Sul.

Na cerimônia foi apresentado um vídeo institucional sobre o processo eletrônico no TJRS. Após a fala das autoridades, também foi apresentado como será o ambiente de trabalho de magistrados e servidores a partir do encaminhamento das petições eletrônicas. Por meio de um telão, o público acompanhou como será o caminho do processo virtual, desde o ingresso da petição até a distribuição ao Desembargador relator.

O Líder Executivo do Programa de Virtualização do TJRS, juiz Antonio Vinicius Amaro da Silveira, destacou que o lançamento do processo eletrônico é um marco histórico no TJRS. “É algo que realmente vai mudar a vida das pessoas”, enfatizou.

O Presidente do TJRS, desembargador Leo Lima, ressaltou que apesar do déficit de servidores, o Tribunal de Justiça gaúcho consegue inovar e ser pioneiro em uma série de ações que beneficiam o cidadão e advogados. Hoje é um dia muito importante para nós, estamos dando um grande passo para tornar realidade o processo eletrônico em toda a justiça Estadual até 2014, afirmou Leo Lima.

Cronograma – No próximo ano, o processo eletrônico será implantado nos Juizados Especiais Cíveis das Comarcas do Estado. Em 2013, a virtualização estará disponível para os processos cíveis da Justiça comum e em 2014, nos demais processos.

Prestigiaram a solenidade a Procuradora-Geral do Estado Adjunta, Roselaine Rockenbach, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, o Subdefensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, o Desembargador e Presidente da Comissão da Comissão de Informática do TRT, Ricardo Gehling, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Geraldo Anastácio Brandeburski, o presidente da OAB/RS, Cláudio Pacheco Prates Lamáchia e o Vice-Presidente da PROCERGS, Cláudio Dutra. 
 
Do TJRS