TJRR faz três mutirões para atingir Meta 2 / 2010

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR) está trabalhando firme no cumprimento das metas estabelecidas pelo Poder Judiciário.  Assim como em 2009, as metas foram criadas para que os tribunais alcancem mais agilidade e eficiência na tramitação dos processos, melhorando a qualidade do serviço jurisdicional prestado.

Atualmente o TJ de Roraima está empenhado em cumprir a Meta 2, que é julgar todos os processos de conhecimento distribuídos (em 1º grau, 2º grau e tribunais superiores) até 31 de dezembro de 2006 e, quanto aos processos trabalhistas, eleitorais, militares e da competência do tribunal do Júri, até 31 de dezembro de 2007.

Para isso o desembargador presidente Almiro Padilha está realizando uma força tarefa que contará com três mutirões nas áreas criminal, cível e tribunal do júri. Para cada um desses mutirões, foram montadas equipes formadas por juiz coordenador, juiz auxiliar, escrivão, oficial de justiça, técnicos e assistentes judiciários. O mutirão começará no início de maio e prevê julgar aproximadamente 3.200 processos referentes à meta 2 deste ano.

Voluntariado – Para que estas ações dêem certo o Presidente do TJRR está convidando advogados para atuarem como voluntários no mutirão do Tribunal do Júri. A advocacia voluntária é um programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e uma realidade em diversos estados do Brasil.

O objetivo da Advocacia Voluntária é agilizar os processos da Justiça e garantir a aplicação do direito a toda a população, sobretudo a mais pobre. O Núcleo de Advocacia Voluntária, mecanismo que procura ampliar os canais de acesso ao Judiciário, é uma das prioridades do CNJ para expandir o acesso à Justiça às pessoas de baixa renda, principalmente em razão do pequeno número de defensores públicos existentes no país.

Para se cadastrar, o advogado interessado deverá procurar a 1ª Vara Criminal, localizada no Fórum Advogado Sobral Pinto – Centro, Boa Vista (RR).

 

Fonte: TJRR