TJRN é o segundo tribunal a fazer integração

Compartilhe

Na próxima terça-feira (12), no auditório do Tribunal de Justiça, os Correios farão o lançamento oficial do sistema V-Post (postagem virtual), em funcionamento desde de 11 de fevereiro deste ano, nas varas que já possuem o processo digital. O TJRN é o segundo tribunal do país a fazer essa integração, que é de extrema importância para a automação do judiciário e uma prática recomendada pelo Conselho Nacional de Justiça. O novo serviço foi adicionado ao contrato existente entre os Correios e o Tribunal de Justiça e permite a integração do sistema dos Correios com o SAJ (Sistema de Automação do Judiciário). Através da ferramenta, as cartas de intimação e as notificações produzidas pelas secretarias das Varas de Execução Fiscal Municipal de Natal, as Varas e o Juizado da Fazenda Pública de Natal e, ainda, as Varas da Comarca de Parnamirim poderão efetuar a postagem de forma virtual.

Todo o funcionamento do serviço V-Post consiste na recepção de arquivos eletrônicos e no processamento da informação, geração de objetos, envelopamento, fechamento, carimbação, triagem, entrega dos processos e/ou notificações e intimações, proporcionando maior agilidade e controle virtual na tramitação dos dados.

Com a nova ferramenta, o Tribunal ganhará mais rapidez no envio das informações, além da economia de recursos como papel, envelopes, impressão e de pessoal. Em menos de dois meses 20 mil V-posts já foram emitidos pelas varas que utilizam o processo digital.

Fonte: Assessoria de Comunciação do TJRN