TJRN acelera ações do Programa Justiça e Escola

Compartilhe

Nos próximos dias 16, 17 e 18, Natal (RN) receberá a visita de dois educadores da Universidade da Virgínia (EUA), Glenda Snyder e Brian Hairstone e da coordenadora do método “O Caráter Conta”, de Joinville (SC), Suzana Bender que avaliarão as atividades desenvolvidas nas unidades da rede municipal de ensino inseridas no programa Justiça e Escola. Eles também participarão da 5ª Ação Formativa do Programa.

 

Segundo a coordenadora do Justiça e Escola na Secretaria Municipal de Educação, Luzia Valentim, a Universidade da Virgínia é o berço da tese que deu origem à metodologia, e os educadores pretendem conhecer sua aplicação nas escolas de Natal (RN) porque “o programa está no nível de desenvolvimento satisfatório e tem gerado grande aceitabilidade”.

Para Luzia, o desenvolvimento do projeto “O Caráter Conta” no município tem um diferencial porque trabalha com as famílias e as comunidades, “pois não adiante trabalhar os valores com as crianças se na família não são trabalhados”, disse a professora. No dia 16, os educadores da Virgínia e a coordenadora do “O Caráter Conta” visitarão três unidades de ensino para conhecerem os resultados do método que conta com o apoio OAB/RN e da Comissão de Infância e Juventude

O programa “Justiça e Escola”, criado em 2007, é desenvolvido em 42 escolas da rede municipal de ensino em Natal (RN). A proposta do programa é conscientizar pais, alunos, professores e comunidade em geral sobre seus direitos e deveres, demonstrando a forma de exercê-los, promovendo esclarecimentos sobre questões relativas à cidadania, à ética, à justiça e aos caminhos do Judiciário, tornando a justiça mais próxima do povo.

A metodologia do programa tem como referência os pilares que constroem o caráter, tais como, responsabilidade, respeito, senso de justiça, sinceridade, zelo e cidadania.

TJRN