TJRJ demonstra eficiência no cumprimento da Meta 2 do CNJ

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Rio  de Janeiro está se empenhando em cumprir com eficiência a Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça – meta de nivelamento dos tribunais, instituída pelo Ato Normativo 16/2009, que tem o objetivo de julgar, este ano, todos os processos ajuizados no Judiciário brasileiro até 31 de dezembro de 2005. Tal esforço já vem mostrando resultado: só no mês de setembro, foram julgados 361.395 processos até o dia 21, aumentando para 526.112 o total de ações julgadas em 2009.

Segundo dados do CNJ, dos 1.456.102 processos da Meta 2 julgados até o dia 21 de setembro, em todo o Brasil, o TJRJ é responsável por 36%. Tal fato demonstra um recorde de produtividade, o que evidencia a excelência da força de trabalho da justiça fluminense. Desde o começo da iniciativa, em março deste ano, liderados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Zveiter, o Poder Judiciário estadual já reduziu em mais de 50% o seu acervo original da Meta 2, que possuía mais de 1 milhão de processos.

Buscando a celeridade no trâmite dos processos, o TJRJ editou diversos atos a fim de regular o assunto, como o que constituiu a Comissão de Gestão para Assuntos do CNJ e os que criaram novas normas para o arquivamento especial, o arquivamento provisório e a identificação dos processos, entre outros.Além disso, está disponível no site do TJRJ (www.tjrj.jus.br) um link com todas as informações necessárias aos servidores, jurisdicionados e ao público em geral sobre a Meta 2. Ao clicar na logomarca da campanha na página inicial, é aberta uma nova janela com diversos dados como os atos expedidos pelo TJRJ e pelo CNJ, o Banco de Sentença e um “Processômetro” exclusivo, onde é possível acompanhar, em tempo real, o andamento de cada cartório judicial inserido nesta iniciativa.

Fonte:TJRJ