TJPR aprova Planejamento Estratégico 2010-2014

Compartilhe

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aprovou o projeto de Planejamento Estratégico, que norteará as ações da Corte nos próximos cinco anos. Com a aprovação do documento, o TJPR cumpre a Meta 1, das 10 Metas Nacionais de Nivelamento do Judiciário, que prevê a criação de um planejamento estratégico plurianual (mínimo de 05 anos), alinhado aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário. Antes de ser aprovado, o projeto foi amplamente debatida no TJPR e recebeu sugestões dos desembargadores integrantes do colegiado.

O mapa estratégico do Judiciário paranaense está focado em quatro grandes eixos: a garantia da sustentabilidade financeira, o aprendizado e conhecimento organizacional, o aprimoramento dos processos internos e o cumprimento da missão do Judiciário para com a sociedade. O documento estabelece quinze grandes objetivos, alinhados aos oito temas estratégicos nacionais definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Foram definidos ainda trinta e oito indicadores de desempenho e vinte e oito projetos relacionados às áreas de atuação do Tribunal, que objetivam o cumprimento das metas estabelecidas no Plano.

O presidente do TJPR, desembargador Carlos Augusto Hoffmann, afirmou que “o debate entre os desembargadores foi bastante produtivo e dele se extraiu um pensamento convergente, no sentido da necessidade de aperfeiçoarmos o modelo de gestão do Judiciário, qualificando e valorizando servidores e magistrados, para buscar ganhos na qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão”.

A Resolução que aprovou o Planejamento Estratégico também criou o Comitê de Gestão Estratégica, integrado pela cúpula diretiva do Tribunal de Justiça e representações da magistratura, de servidores e assessorias do Gabinete da Presidência. Este Comitê será o responsável pela execução da estratégia judiciária e deverá se reunir trimestralmente para analisar projetos, indicadores e o cumprimento das metas.

Para o coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica, José Otávio Padilha, “o Judiciário paranaense está caminhando a passos largos e seguros, para a implantação definitiva de um modelo de gestão estratégica que resultará, inexoravelmente, em ganhos para a sociedade paranaense, foco de todo o nosso esforço gerencial, hoje apoiado de forma decisiva pelo Conselho Nacional de Justiça”.

Fonte: TJPR