TJPI inicia mutirão de conciliação nesta segunda-feira

Compartilhe

Os juízes das Comarcas do extremo sul do Piauí iniciam, nesta segunda-feira (29/06), mutirão para dar início ao cumprimento da meta nº 02, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de julgar, ainda este ano, todos os processos com datas anteriores a 2005. O trabalho está sendo coordenado pelo juiz Luis Henrique Moreira Rego, titular da Comarca de Avelino Lopes.

“As comarcas do extremo sul são, historicamente, as que mais sofrem com a falta de juízes. Só para se ter uma ideia, Curimatá ficou sem juiz titular por mais de cinco anos”, disse Luis Henrique Moreira. Agora, esses municípios contam com os juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) e já estão respondendo pelas Comarcas.

No primeiro dia do mutirão, que acontece inicialmente em Curimatá, serão realizadas 56 audiências cíveis para julgar processos relativos a alimentos, separações, retificações, entre outros. No decorrer da semana, entre os dias 30 de junho e 03 de julho, serão 20 audiências completas de instrução criminal e 28 cíveis. O esforço concentrado continuará nas semanas seguintes nas comarcas de Avelino Lopes, Parnaguá e Redenção do Gurguéia.

O juiz Luis Henrique Moreira informou ainda que encerrada a primeira etapa será iniciada, imediatamente uma nova, até que a meta seja atingida. “Queremos encerrar em dezembro e com a realização de júri em todas as Comarcas”, enfatizou. Também participam do mutirão os juízes José Eduardo Couto de Oliveira(Curimatá), Carlos Henrique Sousa Teixeira(Parnaguá) e Fabiana Oliveira Bastos(Redenção do Gurguéia)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJPI