TJPE já conta com 23 mil processos eletrônicos

Compartilhe

Há cerca de dois anos, foi instalado, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o projeto piloto do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Hoje, aproximadamente 23 mil processos já tramitam através do sistema e todos os juizados cíveis da Capital contam com o PJe.

 

O sistema foi desenvolvido para controlar a tramitação de atos em processos exclusivamente eletrônicos. De acordo com a chefe do Núcleo de Gestão do Projeto Mudança de Tecnologia da Informação, Ioná Mota, alguns juizados cíveis do Interior também já possuem acesso ao sistema, mas os juizados criminais ainda não estão inseridos no projeto. De novembro de 2011 a fevereiro desse ano, 21 juizados passaram a ter acesso ao PJe.

O coordenador dos juizados especiais, juiz Ailton Alfredo, afirma que o Processo Judiciário Eletrônico, desde o momento de sua implantação, se tornou indispensável ao Poder Judiciário. “O PJe coloca o Judiciário no pé da modernidade. Apesar de, no início, ter havido a dificuldade de transição, é necessário ter tecnologia de ponta para conseguir atender às demandas que crescem a cada dia”, declarou.

Segundo o cronograma traçado para guiar a implantação do Pje, até o ano de 2014 as unidades de 1° e 2° Graus da Capital já estarão com o sistema e instalado. E todo o Estado deve contar com o software até 2016.

PJe – O projeto foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o TJPE. Pernambuco e São Paulo foram escolhidos os estados para a implantação do PJe em fase piloto. Após um trabalho integrado da equipe do TJPE com o CNJ, foi possível configurar o servidor de aplicação e o banco de dados do PJe para que este passasse a ser usado no Poder Judiciário pernambucano.

Do TJPE