TJPB reduz gastos por meio de racionalização do uso de serviços

Compartilhe

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em atendimento à Resolução nº 70, de 18 de março de 2009, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Poder Judiciário, traçou, dentro do Plano Estratégico do TJPB, o projeto TJ-Economia. A finalidade é promover ações que visam à economicidade dos recursos por meio da racionalização do uso de serviços e bens de consumo.

Dentre os objetivos estratégicos deste projeto estão: a busca pela excelência na gestão de custos; a garantia da infraestrutura adequada às atividades administrativas e judiciais. De acordo com a justificativa do projeto, é possível reduzir os gastos sem perder a qualidade dos serviços e dos bens de consumo, atuando em duas frentes distintas: custo e consumo.

Quanto às ações previstas, destaca-se a redução de custos de: ligações telefônicas; postagem; gasto e consumo de energia; consumo de água e papel. Estas medidas visam, também, diminuir o impacto ambiental das atividades desempenhadas pelo TJPB.

Neste sentido, acompanhando a tendência do mercado de voz, o Tribunal de Justiça da Paraíba conseguiu reduzir em torno de 40% os custos com telefonia por meio de serviços integrados e convergentes, agregando valor e diferenciação para os seus servidores e usuários.

Segundo a Coordenadora de Serviços Gerais do TJPB, Valquíria de Amorim Rodrigues Uchôa, a redução foi possível porque, agora, ao invés de fornecer os serviços de telecomunicações de forma separada tudo passa a ser fornecido em conjunto. “Todas as unidades de grande porte do Judiciário poderão realizar a custo zero suas ligações entre si e seus celulares em todo o Estado da Paraíba”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, os maiores beneficiados serão os usuários dos serviços integrados, graças aos serviços de integração fixo-fixo, fixo-móvel e móvel-fixo.

 

Fonte: TJPB