TJPB já treina servidores com base nos Manuais de Práticas Cartorárias Cíveis e Criminais

Compartilhe

Nesta terça-feira (6/04), 16 novos servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) participaram do segundo dia de treinamento sobre práticas cartorárias. Conforme a Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Programas Especiais (Codes), trata-se de um projeto piloto para a utilização dos Manuais de Práticas Cartorárias Cíveis e Criminais, lançados no dia 25 de fevereiro.

As aulas desta terça-feira são ministradas pelo juiz Max Nunes de França com colaboração da coordenadora da Codes, Maria dos Remédios Gonçalves dos Santos, e das servidoras Maria Edna Pessoa Cândido, Ana Valéria da Fonseca e Maria do Socorro Fernandes da Costa.

O treinamento ocorre em horário integral e, nesta quarta-feira (7/04), será encerrado com aulas sobre os sistemas eletrônicos oferecidos pelo Sistema Integrado de Comarcas Informatizadas (Siscom).

De acordo com o magistrado Max Nunes, os servidores treinados já podem utilizar os conhecimentos adquiridos, mas não de forma obrigatória. “Estamos aguardando a regulamentação dos manuais pelo Conselho da Magistratura, para que possa ser dado treinamento em todas as comarcas e, só a partir daí, terão aplicação obrigatória. Mas, isso não impede que os servidores treinados, hoje, implementem  a atividade dos manuais,  pois eles trazem o que há de mais moderno no trabalho Judiciário do nosso estado”.

A coordenadora da Codes, Maria dos Remédios, informou que os tribunais de justiça do Brasil estão recebendo cópias dos manuais. “Cinco tribunais parabenizaram o TJPB pelo projeto e demonstraram interesse em aplicá-lo. Estamos enviando para o corregedor nacional, ministro Gilson Dipp, para que o TJPB apresente seu projeto de padronização das atividades cartorárias no âmbito nacional”, informou a coordenadora.

 

Fonte: TJPB