TJMT recebe visita de conselheiro do CNJ

Compartilhe

A diretoria do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT) recebeu na manhã desta quinta-feira (11/03), a visita do conselheiro Jeferson Luis Kravchychyn, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O conselheiro estava acompanhado pelo presidente da OAB-MT, Claudio Stábile, pelo conselheiro federal da Ordem, Francisco Faiad.

Na condição de principal anfitrião, o presidente do TJMT, desembargador José Silvério Gomes, avaliou positivamente o encontro, realçando que uma maior proximidade entre as instituições só proporciona benefícios, resultando em inestimável acréscimo aos papéis sociais que cada uma tem a desempenhar. Avaliou ainda o presidente que a interação, além de construtiva, concorre também para o efetivo alcance das metas estabelecidas pelo CNJ nas suas atribuições de coordenação e planejamento do Judiciário brasileiro. “Sob todos os aspectos, é importante a manutenção e o fortalecimento desse relacionamento institucional”, consignou o desembargador José Silvério Gomes.

Conforme o conselheiro, a sua presença em Mato Grosso se dá em cumprimento a uma agenda de visitas institucionais do CNJ a todos os tribunais do país, com objetivo de identificar as diferentes realidades judicantes e administrativas de cada unidade judiciária. “Foi um encontro bastante produtivo e sinto-me honrado por ter sido recebido por tantos desembargadores. Creio que essa integração entre o CNJ e os tribunais de justiça é muito salutar, pois o Conselho foi criado justamente para trazer melhorias para o exercício da magistratura no Brasil”, avaliou.

Ainda de acordo com o conselheiro, o levantamento de informações que está sendo feito nos tribunais subsidiará o trabalho do CNJ na tomada de providências com vistas à dinamização dos serviços. “Nossa ideia é conhecermos cada realidade, pois sabemos que são muito diferentes. E, após isso, traçarmos uma média nacional”, pontuou. O conselheiro Jefferson Kravchychyn é natural de Santa Catarina e foi indicado para o CNJ pelo Conselho Federal da OAB. Atualmente, integra a Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas.

Aposentadoria – Ao falar sobre a decisão que aposentou compulsoriamente 10 magistrados do estado, o conselheiro destacou que as recentes mudanças administrativas realizadas pelo TJMT constituem um claro indicador de que a instituição tem suas ações voltadas para a busca pela transparência em seus atos. “A decisão não fez mal ao Judiciário de Mato Grosso, pelo contrário, é um fato que pode ter efeitos positivos”, considerou.

Participaram do encontro com o conselheiro os desembargadores Leônidas Duarte Monteiro, Jurandir Florêncio de Castilho, Gerson Ferreira Paes, Juvenal Pereira da Silva, Juracy Persiani, Carlos Alberto Alves da Rocha, Luiz Ferreira da Silva, Maria Helena Povoas, Guiomar Teodoro Borges, Clarice Claudino da Silva, Orlando de Almeida Perri, Márcio Vidal, Alberto Ferreira de Souza, Paulo Inácio Dias Lessa, Rui Ramos Ribeiro, Rubens de Oliveira Santos Filho e Evandro Stábile.

 

Fonte: TJMT