É grande a movimentação de magistrados e servidores nas comarcas do Poder Judiciário de Mato Grosso em torno dos preparativos para a Semana Nacional da Conciliação, a ser realizada nacionalmente no período de 29 de novembro a 3 de dezembro.
De acordo com a presidente da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, o último levantamento feito junto às comarcas apontou que já foram agendadas 2.457 audiências em unidades judiciárias de todas as entrâncias. A magistrada revelou que o número de audiências tende a aumentar até a próxima semana.
Até o momento, a comarca com maior número de agendamentos é Juína (735km a noroeste de Cuiabá), com 800 casos. A segunda é a Comarca de Cuiabá, com 585 agendamentos de audiências. Na capital, Cuiabá, entre as varas judiciais, a Primeira Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher lidera o número de audiências, com 123 a serem realizadas, seguida pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam), com 119 agendamentos.
Também estão agendadas audiências nas Varas Especializadas de Direito Bancário; Família e Sucessões; além de varas cíveis de feitos gerais. Outras comarcas com agendamentos expressivos são Rondonópolis, Nova Xavantina, Cáceres, Tangará, Sinop, Primavera do Leste e Itaúba.
O evento tem por finalidade promover a pacificação do conflito entre as partes em processos de diferentes naturezas, e ainda estimular a paz e reduzir o número de processos em tramitação no Poder Judiciário em nível estadual e nacional.
Fonte:TJMT