TJMA implantará projeto ambiental ‘Uma sentença Uma árvore’

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lançará, no próximo dia 18, o projeto intitulado o “Uma Sentença uma Árvore”, cujo lançamento ocorrerá no dia 18 de agosto. O objetivo é reduzir o impacto ambiental provocado pelo gasto de papéis e energia com a realização das atividades  dos fóruns e demais setores do Judiciário maranhense.
Conforme informações do TJMA, por meio deste trabalho, será estimulado o plantio de árvores a partir do número de sentenças concedidas, sendo que para cada sentença de adoção de uma criança naquele tribunal serão plantadas quatro árvores. Da mesma forma, cada conciliação formalizada poderá dar origem a três árvores e a homologação de cada  acordo judicial resultará no plantio de duas árvores. 

De acordo com o juiz Márlon Reis, idealizador do projeto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já adotou política nesse sentido, visando compensar os impactos causados ao meio ambiente pelas atividades do Poder Judiciário. “Está faltando, agora, mapear as áreas da Bacia do Itapecuru (localizada no Maranhão) a serem usadas pelo projeto”, explicou Reis.

Instituições diversas, como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também farão parte da iniciativa, além de entidades da iniciativa privada – caso recente da empresa Alumar, que firmou parceria com o TJMA no último dia 25 para o planejamento, implantação, execução e acompanhamento do projeto.

Fonte: TJMA