TJES promove economia com a construção de Fórum sustentável

Compartilhe

A nova sede do Fórum de Ibiraçu, município do norte do Espírito Santo recentemente inaugurada, surpreende pela inovação do projeto arquitetônico, marcado pela preocupação com a sustentabilidade. O Fórum conta com um sistema de economia, baseado no reaproveitamento de recursos naturais.  A obra foi idealizada pelo arquiteto Adilson Lima, servidor do setor de engenharia do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.   

Com uma área de 2.956,48m², a estrutura do Fórum chama atenção pela racionalidade e pela funcionabilidade. Um exemplo é o sistema de reaproveitamento da água da chuva, que será armazenada em um reservatório e aproveitada posteriormente para irrigação do jardim e para limpeza do prédio, solução simples e criativa, que garante economia significativa para o Tribunal.           

A fachada externa do prédio também foi pensada para garantir a economia de recursos. As paredes do Fórum são claras para que possam refletir os raios solares e, assim, evitar o aquecimento excessivo.  As janelas do edifício são  amplas e dispostas de forma que recebam menos a luz solar. A intenção de todas as medidas, além de possibilitar um ambiente arejado e agradável, é reduzir o consumo do ar condicionado.           

A inovação do projeto arquitetônico do Fórum de Ibiraçu (ES_ reflete a política da atual administração do Tribunal de Justiça de construir instalações simples e racionais, conforme destaca o presidente do TJES, desembargador Manoel Alves Rabelo.           

De acordo com o arquiteto Adilson Lima, duas novas sedes de Fóruns serão inauguradas no Espírito Santo seguindo o modelo sustentável. O arquiteto destaca as vantagens das construções sustentáveis: 

– Os custos das inovações acrescem o orçamento da obra em cerca de 3%. Esse valor será reposto em quatro a cinco anos”.
 

Fonte: TJES