O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) já colocou nas ruas do Estado a campanha "Conciliar é Legal", uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recebeu apoio de todos os Tribunais de Justiça. Na região metropolitana da Grande Vitória, já é possível ver os outdoors orientando a população capixaba a procurar a Justiça de sua cidade e alertando: "Conciliação, rápida e simples. Como um aperto de mão."
Além de outdoors, o TJES também conseguiu apoio de emissoras de rádios que estão veiculando os spots que incentivam a conciliação. O presidente do Tribunal Estadual, desembargador Jorge Goes Coutinho, está empenhado na campanha de mudança de cultura. Desde o início de novem
No Espírito Santo haverá a semana da conciliação, que começa no dia 4 e vai até o dia 8 de dezem
O movimento pela conciliação será intensificado em 15 das 69 Comarcas do Estado. Serão realizados mutirões nos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e nas Varas de Família de todas as Comarcas de Entrância Especial e de 3ª Entrância. Um dos objetivos, é solucionar conflitos e reduzir o número de processos no Judiciário.
No dia 8, que seria feriado no Judiciário – Dia da Justiça, Tribunais de todo país estarão trabalhando em um grande mutirão de conciliação, somente para os processos que já estão em tramitação no Judiciário. As partes – cidadãos, empresas, instituições, etc – serão intimadas a comparecer na Justiça para resolver seus conflitos. (Andréa Resende – Assessora de Comunicação do TJES)