O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios já está se preparando para o início da Semana Nacional de Conciliação do TJDFT, que acontecerá de 28/11 a 02/12. Íntegra o Movimento Nacional de Conciliação, promovida pelo CNJ. A abertura da Semana Nacional terá sua abertura oficial no DF em uma solenidade no TJDFT e reunirá também os Tribunal Regional Federal da 1ª Região, e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. A solenidade será realizada no 10º andar do Fórum Milton Sebastião Barbosa, às 10 horas, com a presença do Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, do Corregedor de Justiça do Distrito Federal, desembargador Sérgio Bittencourt e do Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador Tourinho Neto.
Serão disponibilizadas, para o atendimento das partes, 37 bancas, sendo quatro para os processos de 2ª Instância, uma para os processos dos Juizados Especiais, e 32 para processos que tramitam na 1ª Instância. Ao todo serão apresentados para conciliação 1.665 processos, que foram apresentados pelos Bancos Itaú e Bradesco. Somente serão atendidas no TJDFT as partes que foram previamente intimadas a comparecerem no Tribunal de Justiça. Os processos são de execução, revisionais – que envolve o questionamento dos juros cobrados ou de alguma cláusula do contrato, e processos de indenização.
A expectativa é a de que cada banca realize nove audiências por dia, com intervalos de 40 minutos cada uma. Trabalharão durante a Semana Nacional de Conciliação do TJDFT cerca de 100 pessoas, entre servidores, estagiários e conciliadores do TJDFT.
Fonte: TJDFT