TJDFT promove mais um dia de inclusão com arte e troca de experiências

Compartilhe

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Otávio Augusto Barbosa, abriu, na tarde da última quarta-feira (21/09), uma série de apresentações artísticas da 2ª DiversidARTE – mesclando singularidades. O evento, promovido pelo Tribunal ao longo da semana, comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Em seu discurso, o presidente lembrou que a Constituição Brasileira estabelece que todos são iguais perante a lei e acentuou que “se somos iguais, se somos cidadãos, é preciso que tenhamos as mesmas oportunidades”. Ressaltou a importância do Núcleo de Inclusão do TJDFT, criado em 2009, subordinado à Presidência, com o propósito de planejar, implementar e promover ações integradas no sentido de viabilizar a efetiva inclusão da pessoa portadora de deficiência. Mencionou exemplos de servidores que, a despeito da deficiência, apresentam excelente desempenho funcional.

Na ocasião, a Cia de Dança Peniel apresentou três coreografias reunindo crianças com e sem deficiência, e o pianista surdo, Alexandre Mesquita de Oliveira, de 17 anos, executou duas músicas, a despeito de não poder ouvir o que toca. Dentro do espírito de diversidade, a solista Rejane Mendell, que não apresenta deficiência, cantou a ária Cantilena, da Bachiana nº 5 de Heitor Villa-Lobos acompanhada ao piano pelo servidor da Casa e maestro Paulo José Vieira.

No início da tarde, integrantes da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais realizaram uma oficina dos sentidos na qual os participantes, de olhos vendados e orientados por um deficiente visual, foram desafiados a identificar objetos por meio do tato e do olfato. Várias pessoas puderam também andar de cadeira de rodas pelo Fórum e experimentar as dificuldades vividas pelos cadeirantes.

Foi realizada também uma oficina de maquiagem coordenada pela servidora Gleide Araujo, que ofereceu dicas de beleza às participantes. Gleide, que é uma pessoa com deficiência, foi homenageada com flores pelo presidente Otávio Augusto, em nome de todos os servidores com deficiência do TJDFT.

A 2ª DiversidARTE prossegue amanhã com palestra da ex-miss Ceará, Vanessa Vidal, que será proferida em duas ocasiões, uma delas para os servidores do TJDFT e a outra aberta ao público. Vanessa, que é formada em Letras, é surda e apresentará a palestra Força, Vida e Superação – Uma Via para a Inclusão, em Libras com tradução simultânea. A palestra de amanhã, que acontece das 14h às 16h, será voltada aos servidores e magistrados do TJDFT que devem efetuar sua inscrição na página da Escola de Administração Judiciária/Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro. A mesma palestra será proferida no Fórum de Ceilândia, nesta sexta-feira (23/09), às 16h30, quando será aberta ao público.

Fonte: TJDFT