TJDFT participa de manual do Judiciário para escuta de menores vítimas de abuso

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) irá colaborar com o Manual de Escuta Especial de Crianças e Adolescentes Vítimas de Abuso Sexual. A obra é uma iniciativa da WCF – World Chilhood Foundation – ONG fundada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, para proteção da infância. Elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a publicação visa treinar os profissionais dos tribunais brasileiros para atuar utilizando-se da metodologia nele descrita.

O TJDFT foi convidado para escrever o capítulo sobre “Procedimentos Éticos e Protocolares na Entrevista da Criança”. O trabalho será desenvolvido por meio da Secretaria Psicossocial – SEPSI e do Centro de Referência para Proteção Integral da Criança e do Adolescente em Situação de Violência Sexual – CEREVS, da 1ª Vara da Infância e da Juventude do DF.

Nesta terça e quarta-feira, 29/11 e 30/11, a Secretária da SEPSI, Marília Lobão, o Subsecretário de Atendimento a Famílias Judicialmente Assistidas (SUAF), Sérgio Maciel, e o Supervisor substituto do CEREVS/VIJ, Reginaldo Torres, participam da II Oficina de Conteudista, voltada à análise e comentário de todos os 16 capítulos do manual.

A experiência dos servidores do TJDFT motivou o convite para compor a equipe de profissionais responsáveis pelo conteúdo do manual. O Tribunal desenvolve, por meio da SEPSI, o PROAIP – Projeto de Audiência Interprofissional Protetiva à Vítima, que atende a 6ª, 7ª e 8ª Varas Criminais, em processos onde há suspeita de violência sexual. Já o CEREVS atua nos casos de denúncia de violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito da 1ª VIJ.

Do TJDFT