Tribunal de Justiça do Distrito Federal inicia correição inspecional no Fórum de Brazlândia

Compartilhe

Teve início nesta quarta-feira (28/8), no Fórum da Circunscrição Judiciária de Brazlândia, cidade satélite de Brasília, uma nova etapa da correição ordinária prevista na Portaria GC nº 29/2013. A ação inspecionará todos os processos em trâmite naquela circunscrição, sempre visando à redução de inconsistências sistêmicas e à uniformização e padronização das práticas e rotinas cartorárias.

A fim de se obter pleno êxito na atividade, os servidores das varas de Brazlândia participaram de treinamento específico, conforme a Portaria GC 88/2013. O Núcleo de Atividade Correicional e Inspeção Judicial (Nucoj) também realizou pré-saneamento nos autos a serem vistoriados, tudo a fim de otimizar a atividade correicional.

Durante todo o período de correição, não haverá suspensão de prazos processuais, interrupção de distribuição nem transferência das audiências já marcadas, garantindo-se, assim, o atendimento às partes e a seus procuradores. Finalizada a correição em Brazlândia, os próximos fóruns a serem inspecionados serão os de Samambaia e do Gama, outras duas satélites, com conclusão prevista para novembro deste ano.

Taguatinga – Após cinco meses de intensa atividade, o Nucoj concluiu na terça-feira (27/8) a correição inspecional ordinária no Fórum da Circunscrição de Taguatinga, o maior do DF depois Brasília. Os trabalhos foram realizados sob o comando do Desembargador Lecir Manoel da Luz, corregedor da Justiça do DF.

A atividade começou pelas Varas Criminais, alcançando todas as serventias daquele fórum. Ao todo, foram correicionadas 17 serventias, com 45.314 feitos em tramitação, e analisadas 5.221.015 páginas de processos. A metodologia de trabalho adotada pelo Nucoj implica maior entrosamento entre a Corregedoria e os cartórios, com inspeção dos feitos e atuação conjunta no saneamento de eventuais incorreções nos procedimentos cartorários.

Fonte: TJDFT