Mais uma vez o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios sai na frente e se firma como um Tribunal de vanguarda ao comemorar o cumprimento da primeira Meta Nacional do Judiciário estabelecida para 2011: criar unidade de gerenciamento de projetos nos tribunais para auxiliar a implantação da gestão estratégica. A preocupação com a gestão estratégica, aliás, não é algo novo para o TJDFT. Desde 2009, a Casa já conta com o Serviço de Gestão de Projetos Institucionais – SERGEP, subordinado à Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica – SEPG. Criado pela Resolução 5/2009, o SERGEP tem como objetivo apoiar a gestão dos projetos institucionais e zelar pelo seu alinhamento à estratégia do Tribunal. Sua equipe presta consultoria, capacitação e assessoramento técnico durante as fases de elaboração, implantação e execução dos projetos institucionais.
Ao longo da sua existência, o SERGEP tem promovido diversas ações voltadas para a modernização da gestão dos projetos no TJDFT, com o intuito de potencializar o uso dos recursos institucionais em prol de melhores resultados. Entre elas, o uso da ferramenta SharePoint, utilizada em um ambiente de intranet, que gera a integração de informações gerenciais e o acompanhamento da evolução de cada projeto institucional, bem como do portfólio de projetos institucionais.
A partir das informações relatadas pelos gestores e coordenadores de projetos, a equipe de projetos da SEPG tem condições de estabelecer medidas gerenciais e intervir, quando necessário, a fim de promover a integração das unidades envolvidas e colaborar para o bom andamento dos projetos.
O trabalho desenvolvido pela SEPG tem despertado a atenção de diversos órgãos, nos últimos meses. Entre eles, o próprio Conselho Nacional de Justiça, que realizou visita ao setor a fim de conhecer a estrutura e as funcionalidades utilizadas no ambiente de gerenciamento de projetos deste Tribunal.
Para o alcance da Meta 1, o TJDFT, por meio das atividades desenvolvidas pela unidade de projetos da SEPG, preencheu integralmente os seguintes requisitos:
– Gerenciar o portfólio de projetos estratégicos da Instituição;
– Ser responsável pelo alinhamento do portfólio de projetos estratégicos aos objetivos estratégicos do Tribunal;
– Elaborar e implantar metodologia de gerenciamento de projetos;
– Padronizar os documentos e procedimentos de gerenciamento dos projetos;
– Ser responsável pelo assessoramento da alta administração nas decisões acerca dos projetos estratégicos;
– Ser responsável pelo assessoramento da alta administração na escolha de ferramentas de gerenciamento de projetos;
– Oferecer aos proponentes de projetos suporte para a elaboração de propostas de projetos à instituição;
– Orientar os gestores na condução de todas as etapas de execução do projeto;
– Promover a disponibilização permanente de informações sobre os projetos em andamento para o público interno e/ou externo; e
– Medir e divulgar o desempenho na execução dos projetos para o público interno.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJDFT