TJDFT inaugura Arquivo Intermediário para guarda de processos das satélites

Compartilhe

O TJDFT inaugura, dia 27/01, às 17 horas, o terceiro galpão de seu complexo arquivístico que receberá o Arquivo Intermediário das Cidades Satélites, com 120 mil caixas de processos judiciais findos. O arquivo ocupará o recém-construído terceiro galpão do Complexo de Armazenagem do TJDFT, localizado no SAAN, Quadra 4, Lote 965 e terá capacidade para guardar até cerca de 150 mil caixas.

 

Cada um dos três galpões do complexo tem área total de 1,8 mil m2, sendo 1,5 m2 destinados especificamente a armazenagem. O pé direito é de 7m, comportando estantes de 6m de altura. Todo o mobiliário, incluindo as estantes de aço, é novo e moderno e o ambiente é salubre.

A transferência de processos para esse novo prédio, realizada pela Vice-Presidência, através da Secretaria de Gestão Documental, dá continuidade a uma série de ações voltadas à criação de novos espaços de armazenamento e à eliminação periódica de processos já prescritos de acordo com a Tabela de Temporalidade Documental da Área Judicial do Tribunal. Essas medidas buscam criar condições para que os cartórios judiciais possam desenvolver suas atividades de forma cada vez mais plena e satisfatória.

O arquivo intermediário é constituído por documentos arquivados, que não estão mais em tramitação, mas que ainda podem ser solicitados/desarquivados para tratar de assuntos administrativos, ou ainda para ajudar a instruir um novo processo judicial.

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, os processos acumulados nas varas do Plano Piloto foram transferidos para o SAAN e, neste mês de janeiro, inicia-se a retirada das caixas dos Postos de Serviço de Arquivo dos Fóruns, muitos deles já sobrecarregados, abrindo-se mais espaço para que os cartórios possam enviar os processos já sentenciados e transitados em julgado.

Além de construir o novo galpão, o TJDFT aparelhou recentemente dois arquivos permitindo o aumento de espaço para armazenar mais de 300 mil caixas-arquivo, correspondendo aproximadamente a três milhões de processos judiciais findos.

Fonte: TJDFT