O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios alcançou o 2º lugar, dentre os Tribunais de Justiça Estaduais, no cumprimento das Metas do Judiciário para o ano de 2010. O resultado dos Tribunais que mais se destacaram no cumprimento das Metas foi divulgado nesta quinta-feira, 31/3, pelo Conselho Nacional de Justiça, em evento realizado no TJDFT.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, junto com o Tribunal de Justiça de Sergipe, cumpriu integralmente sete das 10 metas estipuladas para 2010. Na Justiça Estadual, o Tribunal mais bem posicionado foi o de Roraima, com o cumprimento de nove metas. O destaque feito pelo CNJ considerou as categorias Justiça Estadual, Justiça Eleitoral, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Militar. O workshop das Metas do Judiciário para o ano de 2010 e a 1ª Reunião de Trabalhos do ano de 2011 realizado hoje contou com a presença do presidente do CNJ e do STF, Ministro Cezar Peluso; da corregedora nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon; do presidente do TJDFT, Desembargador Otávio Augusto Barbosa, anfitrião do evento; do Presidente do STM, Ministro Álvaro Luiz Pinto; e do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Antonio José de Barros Levenhagen, além dos Presidentes de 35 Tribunais, Corregedores de Justiça, magistrados, assessores e outras autoridades.
Na ocasião, o Presidente do TJDFT afirmou ser uma honra sediar um evento dessa relevância e ajudar o engrandecimento da Justiça do País. “Superar metas é transpor desafios”, disse o Desembargador Otávio Barbosa (leia aqui a íntegra do discurso). Ele lembrou que o Brasil anseia por um Judiciário ágil, mas que além de decidir com presteza, deve fazê-lo também com qualidade e integridade. Defendeu uma Justiça humanizada, que deve estar onde o povo necessita, e a melhoria contínua da missão constitucional de dizer o Direito ao cidadão. O Presidente, desembargador Otávio Augusto, enviou a todos os magistrados e servidores do TJDFT agradecimento pelo empenho, responsável por mais esta conquista e conclamou a todos a “pemanecer unidos em prol da justiça do Distrito Federal, especialmente da numerosa população por ela atendida”. Leia aqui o Memorando-Circular.
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJDFT