TJDFT encerra semana dedicada a inclusão e superação

Compartilhe

Duas palestras contando histórias de superação marcaram, na última semana, o encerramento da mostra 2ª DiversidARTE – que mescla singularidades. A mostra foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) para comemorar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

O servidor da Casa Sérgio Fróes falou de sua vida e de suas conquistas esportivas. Sérgio é atleta paraolímpico de hipismo e relatou a importância do esporte para sua inclusão. Em seguida, a ex-miss Ceará Vanessa Vidal proferiu a palestra Força, Vida e Superação – Uma Via para a Inclusão. Vanessa, que é surda, graduou-se em Letras Libras e atualmente cursa Contabilidade. Escreveu a cartilha Como Lidar com Pessoas com Deficiência Auditiva e/ou Surdez e o livro A Verdadeira Beleza que conta sua própria história.

Deficiência – A 2ª DiverdiARTE aconteceu ao longo de toda a semana, nos Fóruns de Brasília, Taguatinga e Ceilândia. Servidores e magistrados do TJDFT, ao lado de usuários da justiça, puderam assistir a performances de dança em cadeira de rodas, música instrumental e canto, apresentados por pessoas com e sem deficiência.

Para o presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, se a Constituição Brasileira estabelece que todos são iguais perante a lei, é “preciso que tenhamos as mesmas oportunidades”. O desembargador ressaltou, também, a importância do Núcleo de Inclusão do TJDFT, criado em 2009 – subordinado à presidência do tribunal – que tem o propósito de planejar, implementar e promover ações integradas no sentido de viabilizar a efetiva inclusão da pessoa portadora de deficiência.

Do TJDFT