TJDFT começa a implantar a Gestão por Competências

Compartilhe

Quem trabalha no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) tem mais um motivo para se orgulhar. Foi iniciada em abril a implantação da Gestão por Competências, que pretende definir e mapear as competências gerenciais adequadas aos objetivos da Instituição e apontar as necessidades de capacitação. Profissionalizar as práticas de gestão é requisito fundamental para aumentar a efetividade do TJDFT e o seu reconhecimento pela sociedade.

Com o programa, o TJDFT se antecipa ao atendimento do Decreto 5.707/06, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal e que, em breve, deverá ser estendida ao Judiciário. O modelo de gestão de pessoas é elaborado com base no Planejamento Estratégico do Biênio, na Missão e Visão do TJDFT. A coordenação é da Secretaria de Recursos Humanos, por meio do SERDIG- Serviço de Diagnóstico e Gestão de Competências. A definição de competência envolve os conhecimentos, habilidades e atitudes do gestor que, ao aplicá-los no exercício de suas funções, obtém resultados positivos nos processos de gestão da sua equipe e unidade e na prestação jurisdicional.

A implantação do projeto será iniciada com a definição e o mapeamento das competências gerenciais. O diagnóstico é uma ferramenta de desenvolvimento e qualificação para os gestores. A partir da identificação das lacunas entre as competências existentes e às necessárias ao desempenho da função gerencial do Tribunal serão realizadas ações direcionadas de capacitação.

As equipes da SERDIG, com a colaboração da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, do Instituto de Formação, da Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Tecnologia da Informação, foram capacitadas, entre os dias 2 e 5 de abril, com a condução da Professora Sonia Goulart. A instrutora tem ampla experiência na implantação da gestão de competências em instituições como a Caixa Econômica, o MEC, Ministério da Justiça, STJ, Conselho da Justiça Federal, entre outros. O curso foi encerrado com a oficina “Identificação de Expectativas para a Implantação da Gestão por Competências no TJDFT”, com a participação de gestores representativos de todas as áreas do Tribunal.

A próxima etapa é a realização de reuniões no início de maio com todos os ocupantes de funções gerenciais no TJDFT para validação, em conjunto, das competências gerenciais.

 

Fonte: TJDFT