TJBA supera 10 mil acordos durante 1a. fase da conciliação no estado

Compartilhe

O Núcleo Integrado de Conciliação (NIC) do Tribunal de Justiça da  Bahia, que concluiu na última sexta-feira (25/11) a primeira fase da Semana  Nacional da Conciliação naquele estado, informou que a Bahia já superou a marca de 10 mil acordos firmados. Na Bahia, a Semana focada em conciliação começou mais cedo. Nesta primeira fase, desde a segunda-feira passada (21/11), quando  tiveram início os trabalhos em todas as unidades judiciárias do estado, foram realizadas 23,7 mil audiências. O índice de processos finalizados com a negociação entre as partes foi de  42,9%.

“Esperamos que este percentual chegue pelo menos a 50% com a realização  das audiências na segunda semana”, diz o servidor Pedro Vivas, responsável pelo NIC. As atividades mobilizam servidores em todo o estado. Na Comarca de Rio  Real, a 200 quilômetros de Salvador, o juiz Josemar Dias Cerqueira mediou acordo em um processoque se iniciou em 1996.

De acordo com o magistrado, a conciliação realizada entre o credor e os sucessores do devedor inicial foi acertada por R$ 50 mil. A dívida que deu origem ao processo era de R$ 200 mil. Além da Semana Nacional de Conciliação, a Bahia promove a Semana Estadual que começou na última segunda-feira. Foram inscritos, segundo números do NIC, mais de70 mil processos para participar do grande mutirão.”

Fonte: TJBA