Para resguardar a segurança de magistrados, serventuários e pessoas que transitam nas dependências do Tribunal de Justiça e dos Fóruns do Poder Judiciário do estado, o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), através da Resolução nº 0578/2011, determinou rígido controle no acesso de pessoas às instalações de todas as unidades do Poder Judiciário do estado, inclusive, com a instalação de portais detectores de metais nos respectivos prédios.
A Resolução proíbe terminantemente a entrada de pessoas portando armas de fogo, objetos perfurocortantes ou artefatos que possam apresentar risco à integridade física de outrem; de pessoas embriagadas ou sob o efeito de substâncias que provoquem a perda de controle emocional, e de animais, exceto cão-guia de pessoas deficientes visuais que comprovem essa condição.
No fórum de Santana já estão funcionando e, no prédio do Tribunal de Justiça e do Fórum de Macapá, estão sendo instalados os portais detectores de metais pelos quais deverão passar todas as pessoas que ingressarem nesses prédios, com exceção de desembargadores, juízes de Direito, membros do Ministério Público, serventuários da Justiça, autoridades convidadas pelos magistrados e policiais em serviço.
Para o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, a medida, recomendada pelo Conselho nacional de Justiça, já devia ter sido adotada há muito tempo. “Sempre tivemos preocupação com a segurança de nossos magistrados e servidores. A existência de postos bancários nas instalações do Tribunal e nos Fóruns potencializa o risco de assaltos, redobrando o cuidado com a integridade física de todos”, ressaltou.
Fonte: TJAP