O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, participou na última semana da solenidade de assinatura do Convênio entre o Tribunal, Assembléia Legislativa, Prefeitura de Macapá e Sociedade de Assistência Social O Bom Samaritano. O convênio firma uma parceria para realização do programa “Casamento Comunitário 2012”. Durante o evento, foi destacada a grande importância social do trabalho, implantado pela Justiça do Amapá em 2002.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moisés Souza, parabenizou a Justiça amapaense pela grande atuação sempre reunindo cidadania e solidariedade. “Que esse tipo de modelo social faça parte da percepção da sociedade amapaense de que a família é a base de tudo”, enfatizou o parlamentar.
Organização – O coordenador do Projeto, juiz Heraldo Costa, ressaltou que a própria Constituição Federal dispõe que a família é a base da sociedade. Portanto, o Estado precisa dispor de ações para que isso aconteça. Dessa maneira, o Casamento Comunitário tem proporcionado, ao longo de quase dez anos, a união de milhares de casais que não têm condições de custear as despesas de uma cerimônia civil.
“O Tribunal de Justiça não dispõe de verba social, dessa forma, as parcerias com órgãos públicos e privados têm nos ajudado a realizar o Casamento Comunitário que já uniu cerca de nove mil casais”, informou.
O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Mário Gurtyev, reforçou que o Projeto Casamento Comunitário tem conseguido organizar as famílias do Estado. “Com esse projeto social, teremos uma sociedade oficialmente organizada”.
Próximas edições – As Edições de números 54 e 55 do Casamento Comunitário aconteceram nos dias 8 e 9 (últimas quinta e sexta-feira), ocasiões em que foram oficializadas as uniões de 500 casais.
Do TJAP